Estrutura metálica é aposta na construção e disputa com concreto

Nessa concorrência, o aço está chegando ao canteiro de obras em forma de estruturas metálicas pré­moldadas, prontas para uso
Na disputa com o concreto armado, o aço já desponta como primeira opção na construção civil, pelo menos nas grandes obras. Nessa concorrência, o aço está chegando ao canteiro de obras em forma de estruturas metálicas pré­moldadas, prontas para uso. “A construção em aço representa atualmente cerca de 15% do universo do setor de edificações no Brasil”, diz Carolina Fonseca, gerente executiva do Centro Brasileiro da Construção do Aço (CBCA).

Ainda há muito espaço para crescer. Nos Estados Unidos, 50% das construções multiandares comerciais são em aço; na Inglaterra, chegam a 70%. A executiva observa que “hoje, produtividade e sustentabilidade são palavras chaves na área de construção” e que o aço atende essa expectativa.

“Esperamos atingir 20% das construções em aço nos próximos cinco anos.” Segundo a executiva da CBCA, em processos convencionais, o desperdício de materiais pode chegar a 25% em peso. Com o aço, o entulho da obra deixa de existir ou é reciclado. “Por serem mais leves, as estruturas metálicas podem reduzir em até 30% o custo das fundações”, diz Carolina. O tempo de construção é reduzido entre 10% e 20%.

A aceitação do aço se dá, sobretudo, pelo uso de estruturas prontas. “A construção metálica vem crescendo entre 30% e 50% mais que as obras com concreto nos últimos cinco anos no país”, diz Jefferson de Paula, vice-presidente da ArcelorMittal Aços Longos Américas Central e do Sul. “Na Arcelor, a estrutura metálica cresce 30% mais que o concreto armado”, completa. “Nos próximos cinco anos, a tendência é que a construção com estrutura metálica continue crescendo, e só depois se estabilizará”, prevê.

Por conta das vantagens, a construção civil já representa entre 35% e 40% nas carteiras de clientes das siderúrgicas. Para atender essa demanda, as companhias apostam em soluções “tailor made”, com a entrega de estruturas pré­moldadas, que chegam praticamente prontas da fábrica para no canteiro de obras.

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